F1: 29 e 30 de abril e 01 de maio de 1994

Os dias 29 e 30 de abril e 01 de maio de 1994 foram os dias marcados para receber o Grande Prêmio de San Marino de 1994 no circuito de Ímola, Itália. Foram os dias mais tristes da história da Fórmula 1. No dia 29, o jovem piloto da Jordan, Rubens Barrichello, saiu numa curva e bateu fortemente no alto de uma barreira de pneus. O piloto foi levado ao hospital e recebeu alta posteriormente.

No dia 30, durante os treinos classificatórios, o piloto da Simtek, Roland Ratzenberg bateu forte e morreu instantaneamente em uma das curvas do circuito, porém a FIA afirma que o piloto morreu no hospital. A morte do piloto abalou todos os pilotos e membros de equipes que trabalhavam no fim de semana, inclusive Ayrton Senna.

No dia 1°, durante a corrida, o piloto e ídolo brasileiro Ayrton Senna, da Williams, saiu numa curva e bateu violentamente. A corrida foi paralisada e o tricampeão foi levado à um hospital, mas os médicos da FIA informaram, na tarde do dia do trabalhador de 1994, que o herói brasileiro havia partido.

Desde então, um legado ficou na categoria: "que a segurança esteja sempre em primeiro lugar." Hoje completa 21 anos sem Ayrton Senna, e 21 sem nenhuma morte na principal categoria do automobilismo. Durante os anos 50, muitos pilotos perderam a vida e era impossível imaginar ficar tanto tempo sem acidentes fatais. Em 2014 essa margem quase foi quebrada, com o grave acidente de Jules Bianchi. Em relatório divulgado recentemente, a família do piloto francês revela que continua no estado de coma, mas já esboça reações leves.

Que Roland Ratzenberg (1960-1994) e Ayrton Senna (1960-1994) estejam sempre na memória de todos nós!

Comentários