F1: Segurança em primeiro lugar?

FOTO: Reprodução
Depois da morte de Ayrton Senna no Grande Prêmio de San Marino de Fórmula 1, em 1994, a Fórmula 1 organizou uma série de mudanças para evitar outras mortes. Mas há atitudes até os dias atuais que ainda colocam em risco a vida de pilotos e fiscais de pista. A categoria criou o Virtual Safety Car, utilizado nesta temporada, para reduzir a velocidade dos carros automaticamente. Mas este dispositivo não foi utilizado no GP da Russia que aconteceu neste final de semana e quase provocou um grave acidente.

FOTO: Reprodução
Após Carlos Sainz Jr bater a traseira, ele voltou à pista e um pedaço de sua asa traseira se soltou e ficou na pista. Um fiscal entrou para retirar a peça e quase foi atropelado por Sebastian Vettel, um grande susto para ambos. E não foi um caso isolado. No GP da Alemanha de 2014, quatro fiscais atravessaram a pista na saída de uma curva para retirar o carro de Adrian Sutil que havia parado.

FOTO: Reprodução
Em 2011, um fiscal entrou na pista do GP do Canadá para retirar carenagem, caiu e quase foi atropelado. Em 1977, em Kyalami, o piloto Tom Pryce atropelou um jovem fiscal que atravessava a pista com um extintor, que atingiu a cabeça do piloto. Ambos faleceram.


Um simples Virtual Safety Car poderia ter sido acionado na corrida de ontem para que o pedaço fosse retirado com toda a segurança possível, tanto para os pilotos, quanto para os fiscais. A próxima etapa da Fórmula 1 será nos Estados Unidos, no dia 25 de Outubro.

Comentários