2015 foi um ano bastante agitado no mundo do automobilismo e, a partir de agora, o Cockpit Sport relembra os principais momentos das categorias nacionais e internacionais.
O DOMÍNIO
Não é segredo para ninguém. A Mercedes teve mais uma temporada dominante na Fórmula 1. Das 19 corridas, venceu 16. Lewis Hamilton sobrou em cima de seu companheiro de equipe, Nico Rosberg. O domínio foi tanto que, pela primeira vez na carreira, Hamilton conquistou o título com antecedência, restando 3 provas para o final. Além de 2015, Lewis foi campeão em 2008 e 2014.
 |
FOTO: Reprodução/F1 Fansite |
Pedro Piquet também teve uma temporada dominante na Fórmula 3 Brasil, conquistando quase todas as corridas. Claro que a equipe é bem estruturada, mas nem seu companheiro de equipe conseguiu alcançar o filho do tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet. Na próxima temporada, Pedro continua seu caminho rumo à principal categoria do automobilismo pela Fórmula 3 Européia, ao lado dos brasileiros Pietro Fittipaldi e Sérgio Câmara.
Stoffel Vandoorne, promessa da McLaren, também foi outro piloto que dominou durante toda a temporada. Não deu pra ninguém na GP2, tanto que o belga foi campeão de forma antecipada, algo que não se repetia há alguns anos. Mas, mesmo a categoria sendo a principal de acesso à F1, o piloto continua na base.
BRASILEIRO CAMPEÃO
O Brasil voltou a ter um piloto campeão em uma categoria internacional. Nelson Piquet Jr, outro filho de Nelson Piquet, conquistou a temporada 2014/2015 da Fórmula E. O brasileiro conseguiu o título graças à um erro de Sébastien Buemi e Bruno Senna, que segurou o suíço até o final da prova.
 |
FOTO: Getty Images |
O CHOQUE
Durante os treinos de pré temporada da Fórmula 1, Fernando Alonso, da McLaren, sofreu um acidente um pouco bizarro. O espanhol bateu o carro no muro durante uma das poucas voltas realizadas. Segundo informações, o bicampeão teria sido eletrocutado dentro do carro e perdido parte da consciência. Um fiscal de pista teria feito uma pergunta padrão [para saber se o piloto está consciente] e Alonso respondeu: "
Eu sou Fernando Alonso, corro de kart e quero chegar à Fórmula 1".
Nem Alonso, nem a McLaren, muito menos a categoria confirmaram a declaração.
 |
FOTO: Getty Images |
A SURPRESA
A Ferrari surpreendeu a Williams e a Mercedes ao longo da temporada da Fórmula 1. Após um ano de 2014 decepcionante, a escuderia voltou com força, tanto que Sebastian Vetel venceu três corridas em condições normais. A Williams, que era especulada como a segunda força do grid, ficou para trás e conquistou 4 pódios, dois com erros da Ferrari, e um com o abandono de uma das Mercedes.
 |
FOTO: Studio Colombo |
Max Verstappen foi outra surpresa na F1. O mais jovem piloto da história da categoria fez uma temporada fantástica, com ultrapassagens arrojadas e mostrou não ser um segundo piloto, após recusar a ordem da equipe em deixar seu companheiro Carlos Sainz Jr lhe ultrapassar.
 |
FOTO: Mark Thompson |
A surpresa negativa foi a McLaren. Ao tentar refazer a parceria de sucesso com a Honda, a equipe inglesa teve sua pior temporada na categoria, sendo a equipe com menos pontos na temporada da Fórmula 1, superando apenas a Manor, que não faturou nenhum ponto. A equipe contava com o sucesso, tanto que apostou em dois pilotos campeões para tirarem o máximo do carro. Prometeram até mesmo uma vitória na corrida de estreia, mas, ficou só na promessa.
 |
FOTO: Reprodução/F1 Fansite |
MELHOR ESTREIA
Em 2015, o Brasil ganhou um novo representante na Fórmula 1. Felipe Nasr mostrou ser um bom piloto após levar sua Sauber ao limite e cruzar a linha de chegada, na Austrália, em quinto lugar, melhor estreia de um brasileiro na categoria. O resultado foi surpreendente e foi muito comemorado pela equipe, que passou 2014 sem nenhum ponto.
 |
FOTO: Reprodução |
CAMPEÃO SEM LIDERAR
Todas as fixas eram apostadas em Juan Pablo Montoya, que fez uma temporada cautelosa, tanto que liderou o campeonato da primeira até a última corrida da IndyCar, mas Scott Dixon apareceu com força, e com apoio dos pilotos da Chip Ganassi, para vencer a corrida que deu o título ao neozelandês. A temporada terminou empatada em 556 pontos, mas a última corrida do ano, vencida por Dixon, foi crucial para a decisão. Com uma vitória a mais que Montoya, o piloto da Ganassi levantou o caneco pela quarta vez.
 |
FOTO: John Cote |
DA F1 PARA AS 24 HORAS
O Nico Hülkenberg, piloto da Force India F1 Team, aproveitou um final de semana de folga para correr pela Porsche nas 24 Horas de Le Mans, uma das provas mais tradicionais do automobilismo. Nico, Nick Tandy e Earl Bamber guiaram o carro de número 19. Hülkenberg guiou nas últimas horas e foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, vencendo a 83ª prova de resistência na França.
 |
FOTO: Reprodução/Sky Sports |
A RECUPERAÇÃO
Durante a etapa de Curitiba da Stock Car, Thiago Camilo se envolveu em um grave acidente com Felipe Fraga. Ambos foram levados de ambulância para um hospital próximo. Duas semanas depois, Thiago Camilo esqueceu do acidente e das dores para vencer, pela terceira vez na carreira, a Corrida do Milhão, principal evento da categoria.
 |
FOTO: Reprodução |
 |
FOTO: Reprodução |
FURACÃO: O RETORNO
Após o GP do Japão ter sido afetado por um furacão em 2014, um novo compareceu ao GP dos Estados Unidos da Fórmula 1 este ano. As chuvas vieram com ventos fortes e algumas atividades foram suspensas. A qualificação para a corrida ocorreu no domingo, uma vez que sábado foi bastante molhado. Para passar o tempo, os pilotos e mecânicos aproveitaram para se divertir e divertir as pessoas que se molhavam na esperança de ver carro na pista.
 |
FOTO: Studio Colombo |
SAUBER NA JUSTIÇA
Poucos dias antes da estreia da Fórmula 1, na Austrália, Giedo van der Garde entrou com um processo na justiça comum contra a equipe Sauber, alegando que lhe foi prometida uma vaga em um dos carros da equipe em 2015. O piloto holandês chegou a utilizar o macacão do Marcus Ericsson nos dias que antecederam o grande prêmio. A justiça deu causa ganha à Sauber, que conseguiu colocar Marcus Ericsson e Felipe Nasr guiando durante toda a temporada.
 |
FOTO: Rex Features |
A NOVELA DOS MOTORES
A Red Bull mostrou grande insatisfação com a unidade motriz da Renault, tanto que a equipe tentou romper o contrato para comprar o motor de outra fabricante, mas não conseguiu. Tendo a equipe como uma concorrente em potencial, tanto Mercedes quanto Ferrari não quiseram vender seus motores para a Red Bull e Toro Rosso (equipe base). O resultado? A Toro Rosso vai usar, em 2016, o motor Ferrari de 2015 e a Red Bull vai continuar usando motor Renault atualizado, mas rebatizado de TAG Heuer.
 |
FOTO: Reprodução/Sky Sports |
GANHANDO ALTURA
Em 2015, as fornecedoras de motor para a IndyCar, a Chevrolet e a Honda, tiveram que desenvolver seus próprios kits aerodinâmicos. Logo nas primeiras corridas, a Honda precisou trocar a asa dianteira por conta dos inúmeros pedaços que ficavam para trás durante as ultrapassagens mais forçadas. Mas o principal problema se viu no kit da Chevrolet. Durante os treinos para as 500 Milhas de Indianápolis, Helio Castroneves, Josef Newgarden e Ed Carpenter viram o mundo de cabeça para baixo. O desenho da asa traseira fazia com que os carros decolassem caso rodassem.
 |
FOTO: AP |
 |
FOTO: AP |
 |
FOTO: Reprodução |
O ÚLTIMO ADEUS
Mesmo sendo esperada, a notícia da morte de Jules Bianchi causou um imenso choque nos fãs do automobilismo. O piloto estava em coma desde o acidente no GP do Japão de 2014 de F1, quando bateu em um trator. Em 17 de Julho, Bianchi, com apenas 25 anos, se tornou a primeira morte na categoria desde Ayrton Senna, em 1994.
 |
FOTO: Reprodução |
 |
FOTO: Reprodução |
Um choque ainda maior veio da Fórmula Indy. Após Sage Karam bater no muro do oval de Pocono, um pedaço da asa dianteira atingiu em cheio o capacete de Justin Wilson, que ficou inconsciente e morreu no dia seguinte, 24 de Agosto, com 37 anos. Foi a primeira morte na categoria desde Dan Wheldon, em 2011.
 |
FOTO: Reprodução |
 |
FOTO: Reprodução |
CAMPEÕES DE 2015
FÓRMULA 1 - Lewis Hamilton
WORLD ENDURANCE CHAMPIONSHIP - Porsche
FÓRMULA E - Nelson Piquet Jr
INDYCAR - Scott Dixon
INDY LIGHTS - Spencer Pigot
FÓRMULA TRUCK - Leandro Totti
STOCK CAR - Marcos Gomes
COPA PETROBRAS DE MARCAS - Vitor Meira
CAMPEONATO BRASILEIRO DE TURISMO - Márcio Campos
FÓRMULA 3 BRASIL - Pedro Piquet e Guilherme Samaia
MERCEDES-BENZ CHALLENGE - Fernando Jr, Carlos Kray, Peter M. Gottschalk e Marcos Paioli / Peter Gottschalk
GP2 SERIES - Stoffel Vandoorne
GP3 SERIES - Esteban Ocón
RACE OF CHAMPIONS: Sebastian Vettel
NOVIDADES
E no ano que vem: muito mais postagens, muito mais automobilismo e o blog totalmente reformulado. Aguarde!
QUE 2016 SEJA UM ANO DE MUITO SUCESSO À TODOS! FELIZ ANO NOVO!
Comentários
Postar um comentário